Comidas

Veja como fazer o arrumadinho do Instituto Brasil a Gosto

Prato é típico da cidade de João Pessoa (Foto: Divilgação/ Alexandre Schneider)

por chef Ana Luiza Trajano, do Instituto Brasil a Gosto

Ingredientes

1 kg de carne-seca cortada em tiras; 5 colheres (sopa) de manteiga de garrafa; ½ cebola em tiras e ½ cebola picada; 2 dentes de alho picados; 2 xícaras (chá) de feijão-verde cozido em água com sal; sal a gosto; vinagrete simples (preparo abaixo) para acompanhar; farofa clássica (preparo abaixo) para acompanhar.

Modo de preparo

Dessalgue a carne-seca, deixando de molho por 24 horas e trocando a água três vezes. Cozinhe até ficar macia. Em uma panela ou frigideira, aqueça 3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa; refogue a cebola em tiras e 1 dente de alho. Junte a carne-seca e doure de todos os lados; reserve. Para o feijão-verde, aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa e refogue a cebola e o alho restantes. Acrescente o feijão, misture e acerte o sal.

Vinagrete simples

Ingredientes

10 tomates maduros sem pele e sem sementes em cubinhos; 1 cebola média em cubinhos; ½ xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem; ½ xícara (chá) de vinagre de maçã ou suco de limão; ½ maço de coentro picado; ½ maço de cheiro-verde picado; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Junte o tomate, a cebola, o azeite e o vinagre. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione as ervas e misture bem, para emulsionar. Também é possível acrescentar pimentão, alho ou frutas cítricas, variar o tipo de vinagre ou deixar de fora o coentro, por exemplo.

Farofa clássica

Ingredientes

5 colheres (sopa) de manteiga sem sal; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca (ou de milho) fina; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Derreta a manteiga e refogue a cebola com o alho, até murchar e dourar levemente. Adicione a farinha de mandioca e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Para servir

Distribua o feijão entre os pratos de servir, cubra com a carne-seca e disponha o vinagrete por cima. Sirva com a farofa à parte.

rendimento: 6 porções
preparo: 30 minutos + o tempo para dessalgar a carne
execução: fácil