Receitas

Risoto de linguiça de cordeiro com hortelã

Receita serve até quatro pessoas (Foto: Divulgação)

por chef chef Gustavo Pereira

Ingredientes

500 g de linguiça de cordeiro; 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo; meia cebola picada; 1 e 1/2 xícara (chá) de hortelã; caldo de legumes ou de carne; meia colher (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; meia garrafa de vinho branco seco; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Na panela, coloque um pouco de óleo e frite as linguiças inteiras. Quando estiver dourada de todos os lados, retire e reserve. Na mesma panela, na gordura que a linguiça soltou, refogue a cebola. Acrescente o sal e a pimenta. Enquanto isso, fatie as linguiças e coloque-as na panela para refogar com a cebola.

Quando a cebola começar a perder a cor branca e ficando transparente, acrescente arroz. Refogue um pouco e depois coloque o vinho branco até cobrir tudo. Quando o vinho secar, acrescente 1/3 do caldo e mexa. Vá acrescentando o caldo e mexendo até o arroz cozinhar, sem deixar que fique inconsistente. O caldo também não deve secar totalmente, afinal, risoto é um prato cremoso. Quando estiver pronto, desligue a panela e, ainda mexendo, coloque a manteiga, o parmesão e as folhas de hortelã.

rendimento: 4 porções
preparo: 1 hora
execução: fácil