Comidas

Aprenda a preparar hambúrguer de jaca, opção para a segunda sem carne

Receita é opção para substituir o consumo de proteína animal (Foto: Divulgação/Brian Baldrati)

O movimento segunda sem carne surgiu nos Estados Unidos em 2003 e propõe a substituição da proteína animal pela vegetal, pelo menos uma vez por semana. No Brasil, a iniciativa começou em 2009 e vem ganhando novos adeptos.

Quer uma opção de receita sem proteína animal para começar a semana? Confira a receita do hambúrguer de jaca chef Letícia Zinher, do Garden HamBargueria, de Curitiba.

Ingredientes

1 jaca verde pequena; 150 g de farinha de arroz; 1 cebola picada; 1 dente de alho picado; 1 pimentão verde; 1 pimentão vermelho; 1 pimentão amarelo; cebolinha picada; 3 colheres (sopa) de azeite de oliva; 2 colheres (sopa)  de fumaça líquida; sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Descasque a jaca, e corte em fatias grossas. Na panela de pressão, cubra com água a jaca e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos, ou até a jaca ficar bem macia. Escorra e desfie a jaca utilizando um garfo. Em uma panela, refogue os temperos (cebola, alho, pimentão vermelho;vermelho e amarelo) por cerca de 5 minutos. Acrescente a jaca desfiada, o sal, pimenta a cebolinha e a fumaça líquida, e deixe refogar por mais 3 minutos. Em uma tigela, coloque a jaca temperada (ainda quente) e acrescente aos poucos a farinha de arroz, até obter a consistência desejada. Espere esfriar, e modele a massa em formatos de hambúrguer. Frite na chapa com um fio de azeite de oliva.

rendimento: 1 hambúrguer grande ou 2 pequenos
preparo: 1 hora
execução: médio

Garden Hamburgueria
avenida Jaime Reis, 22 – Largo da Ordem – Curitiba/PR
(41) 3121-2730
facebook.com/gardencwb/
De segunda a quinta, das 17h às 00h. Sexta, das 17h às 02h. Sábado, das 11h às 02h. Domingo, das 11h às 00h.