Comidas

Inventor do Xbox assa pão com levedura egípcia de 4.500 anos

Pesquisadores recriaram pão da época dos faraós egípcios (Foto: Reprodução/Twiter @SeamusBlackley)

da redação da Menu

Conhecido por ser um dos criadores do Xbox, Seamus Blackley também é um entusiasta da panificação. Segundo o site Food and Wine, ele preparou um pão usando levedura antiga de cerca de 4.500 anos.

Ele documentou toda a sua jornada no Twitter. A experiência logo se tornou viral, com mais de 28.000 retweets. Confira o passo-a-passo no vídeo abaixo:

Para realizar a experiência, Blackley visitou os museus de Belas Artes de Boston e o Museu Peabody de Harvard para coletar fermento da cerâmica egípcia antiga com a ajuda da egiptóloga Serena Love e do microbiologista Richard Bowman, que ajudou na extração e identificação dos micróbios.

(Foto: Reprodução/Twiter @SeamusBlackley)

“Usando um processo não destrutivo e uma cuidadosa técnica estéril, acreditamos que podemos capturar leveduras e bactérias dormentes dentro dos poros cerâmicos de vasos antigos”, disse ele na rede social. “O aroma desta levedura é diferente de tudo que eu experimentei. É muito mais doce e mais rico do que a massa que estamos acostumados. É uma grande diferença”, completou.

(Foto: Reprodução/Twiter @SeamusBlackley)

Em entrevista à rede BBC, Serena disse que o próximo passo é assar pão semelhante usando métodos antigos, incluindo recriações de panelas egípcias.

(Foto: Reprodução/Twiter @SeamusBlackley)

Bowman acredita que pode até haver uma chance de levar esses produtos para serem comercializados. “Gostaríamos de fazer alguma coisa para vendê-lo”, considerou.

(Foto: Reprodução/Twiter @SeamusBlackley)

Já Blackley ponderou que o faraó era o imperador de toda a terra conhecida na antiguidade e agora é possível compartilhar do pão que ele se servia. “Quem não gostaria de comer como um faraó?”, disse ele à agência de notícias britânica.