Cultura

Conheça a artista nigeriana que transforma comida em arte

Trabalho da artista tem se destacado (Foto: Reprodução/Instagram @muslimahanie)

da redação da Menu

Sem desperdício na cozinha! Enquanto a maioria das pessoas descarta seus restos de comida, a artista visual nigeriana Haneefah Adam, elas são bem aproveitadas.

Segundo a CNN, Adam ficou famosa por apresentar a comida de maneira criativa, usando-a para fazer retratos e outras obras de arte. “Minha mãe sempre disse que eu tinha um talento para a arte”, afirmou. Ela ficou conhecida em 2015 quando transformou a Barbie em Hijarbie, uma boneca muçulmana vestindo hijab.

https://www.instagram.com/p/BTganraFijT/

Em 2016, ela venceu a exposição #TechMeetsArtNG. A competição foi uma exposição culinária destinada a explorar a apresentação artística de algumas das refeições locais da Nigéria. O trabalho vencedor mostrado na foto abaixo foi inspirado em uma de suas refeições favoritas de infância, a sopa de ogbono, uma iguaria nigeriana do sul feita a partir das sementes secas de manga. Ela diz que a arte representa uma mulher africana adornada em cores vibrantes.

“Antes da competição, minha arte era na maior parte aleatória, e eu estava apenas documentando comida nas redes sociais. Mas depois de vencer, comecei a pensar em viver ativamente da arte culinária”, diz ela.

View this post on Instagram

Finished Product. #foodart #nigerianfoodart #nigerianfood #art #artist

A post shared by Haneefah Adam (@muslimahanie) on

O triunfo na competição deu início à carreira de Adam e agora ela se dedicas em tempo integral para desenvolver arte para marcas de alimentos.

https://www.instagram.com/p/BuvhLl4gvuB/

Nos próximos anos, Adam quer estar mais presente no cenário artístico da África, incluindo o de Lagos, o centro comercial da Nigéria.