Cultura

Conheça a artista nigeriana que transforma comida em arte

Trabalho da artista tem se destacado (Foto: Reprodução/Instagram @muslimahanie)

da redação da Menu

Sem desperdício na cozinha! Enquanto a maioria das pessoas descarta seus restos de comida, a artista visual nigeriana Haneefah Adam, elas são bem aproveitadas.

Segundo a CNN, Adam ficou famosa por apresentar a comida de maneira criativa, usando-a para fazer retratos e outras obras de arte. “Minha mãe sempre disse que eu tinha um talento para a arte”, afirmou. Ela ficou conhecida em 2015 quando transformou a Barbie em Hijarbie, uma boneca muçulmana vestindo hijab.

Instagram will load in the frontend.

Em 2016, ela venceu a exposição #TechMeetsArtNG. A competição foi uma exposição culinária destinada a explorar a apresentação artística de algumas das refeições locais da Nigéria. O trabalho vencedor mostrado na foto abaixo foi inspirado em uma de suas refeições favoritas de infância, a sopa de ogbono, uma iguaria nigeriana do sul feita a partir das sementes secas de manga. Ela diz que a arte representa uma mulher africana adornada em cores vibrantes.

Instagram will load in the frontend.

“Antes da competição, minha arte era na maior parte aleatória, e eu estava apenas documentando comida nas redes sociais. Mas depois de vencer, comecei a pensar em viver ativamente da arte culinária”, diz ela.

Instagram will load in the frontend.

O triunfo na competição deu início à carreira de Adam e agora ela se dedicas em tempo integral para desenvolver arte para marcas de alimentos.

Instagram will load in the frontend.

Nos próximos anos, Adam quer estar mais presente no cenário artístico da África, incluindo o de Lagos, o centro comercial da Nigéria.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana