Bebida

Conheça a cerveja cujo nome é inspirado em região alvo de testes nucleares

Foto: Escolha do nome tem rendido críticas aos produtores da cerveja (Foto: Reprodução/Instagram @manhattanprojectbeer)

da redação da Menu

Localizada no estado americano do Texas, a cervejaria The Manhattan Project lançou recentemente uma cerveja chamada Bikini Atoll. O nome da bebida, uma referência ao local que foi palco de testes nucleares causou grande polêmica

Segundo o site Vice, a empresa não dá sinais que vai parar a produção da bebida, apesar das críticas do governo das Ilhas Marshall, onde fica o atol de Bikini.

Além de Bikini, militares americanos realizaram 23 testes nucleares no atol de Enewetak, nas Ilhas Marshall, entre 1946 e 1958, Lançada em 1° de março de 1954, a Castle Bravo foi a maior bomba de hidrogênio já testada pelos Estados Unidos, cerca de mil vezes maior que a bomba lançada em Hiroshima em 6 de agosto de 1945.

Na manhã da explosão, poeira radioativa foi espalhada pelo vento para pelas ilhas próximas. Moradores sofreram queimaduras de radiação no momento da explosão, enquanto outros desenvolveram cânceres que eram atribuíveis à exposição à radiação.

O Atol de Bikini permanece inseguro para a habitação humana, enquanto três outros atóis próximos foram encontrados recentemente para ainda ter níveis mais elevados de radioatividade do que Chernobyl ou Fukushima.

Em seu site, o Manhattan Project descreve a bebida com sabor salgado e cítrico, e o contorno da ilha decora o lado de cada lata. “Os verões na piscina inspiraram essa cerveja”.

A justificativa não impediu que comentários ofensivos dos que se opõem à utilização do nome na cerveja. “Há muita indignação nas Ilhas Marshall sobre a criação e a liberação da cerveja do Atol Bikini da Manhattan Project Beer Company”, escreveu a Comissão Nacional Nuclear (NNC) da República das Ilhas Marshall em um comunicado.