Acontece

Culinária caipira é tema de almoço na Vila Madalena

Cardápio será composto por pratos da culinária caipira (Foto: Divulgação/Ana Wilheim)

da redação da Menu

Com proposta de unir gastronomia e história, a Casa 95 realiza neste sábado (31 de agosto), a partir das 13h o primeiro encontro da série Tertúlias Culinárias, cujo tema é “somos todos caipiras, dentro e fora de São Paulo”.

Durante o almoço (R$ 250 por pessoa), que terá duração de 4 horas, o sociólogo Carlos Alberto Dória abordará o conteúdo do livro escrito por ele e pelo chef Marcelo Côrrea Bastos “a culinária caipira da paulistânia”. Enquanto isso, Og Dória, irmão de Carlos, produzirá algumas das receitas caipiras descritas no livro.

A formação da cultura caipira e sua culinária começa no século XVI, fruto do encontro das culturas portuguesa e indígena, a partir das rotas dos bandeirantes que partiram de São Vicente, no litoral paulista, desbravando outras regiões.

A base da alimentação caipira é composta em grande parte por milho, porco, galinha, arroz, feijão e hortaliças. Segundo Carlos Alberto Dória, grande parte dos pratos originários da cultura caipira foi apropriado por Minas e transformou-se na atual “comida mineira”. Muito desse processo se deve ao desprezo dos próprios paulistas e paulistanos à cultura caipira, considerada por muito tempo como pobre e atrasada.

reservas: (11) 99944-7436
facebook.com/casa95vilamadalena