Acontece

Festival da Primavera, no interior do Rio, destaca flores na gastronomia

Festival da Primavera, no interior do Rio, destaca flores na gastronomia (Foto: Divulgação)

da redação da Menu

A quinta edição do Flor Atlântica, Festival de Primavera, acontece entre os dias 5 e 8 de setembro, nas cidades de Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin, interior do Rio de Janeiro, e destaca as flores na gastronomia.

Ana Roldão, Cesa Da Costa e Fabrício Chagas preparam o cardápio do Flor Atlântica (Foto: Divulgação)

A partir da sexta-feira (6), o hotel Santa Amália recebe a chef portuguesa Ana Roldão com um variado menu. Entre os destaque estão um drinque de boas-vindas – batida de coco com pétalas – e um buffet com opções variadas, como o bacalhau confitado com quinoa, azeitonas verdes ao pesto e flores.

No dia seguinte, o chef César da Costa oferece na entrada um mesclun de folhas mornas com fundo de alcachofra e manteiga de ervas, seguido de lascas de pato em jus de rosas e purê de couve-flor. A sobremesa é um delicado crepe de ricota, castanhas sortidas e mel de laranjeira com melaço de cana e essência de rosas. Todos os pratos possuem versões veganas.

A bartender Laura Paravato prepara drinks com flores no Flor Atlântica (Foto: Divulgação)

Para fechar o festival, Fabrício Chagas e a bartender Laura Paravato servem um brunch na piscina do Mara Palace Hotel. Algumas opções são o salmão gravlax e sour cream, aïoli e flor de mostarda, a canoa de pupunha grelhada ao pesto e tomates-cereja confit, o cuscuz marroquino com mini flores e legumes. Já entre os doces a pedida é a torta de laranja e calda cítrica aromatizada com flor de laranjeira. O clima de brunch fica completo com a sangria com pétalas de rosas e o Moscow Mule com flor de limão-siciliano.

Flor Atlântica – Festival na Primavera
5 a 8 de setembro
Programação completa: uanaete.com
Ingressos: sympla.com.br