Cultura

McDonald’s da Alemanha testa loja-conceito sem uso de plástico

Experiência foi testada durante dez dias na capital alemã (Foto: Reprodução/iStock)

da redação da Menu

Entre os dias 17 e 26 de junho, uma lanchonete da rede de fast-food McDonald’s em Berlim, na Alemanha, abriu mão do uso de plástico.

Segundo o site Food and Wine, durante o período, todos os hambúrgueres do restaurante foram servidos em embalagens feitas de grama e o McFlurry foi saboreado com uma colher pequena de madeira. No período, o restaurante se reinventou temporariamente como Better McDonald’s Store. Agora, a experiência será realizada no Canadá.

Totalmente isenta de plástico, A loja-conceito permitiU à empresa testar algumas alternativas ao material e receber feedback dos clientes sobre cada item. Além de canudos de papel, talheres de madeira e caixas de hambúrguer de papel de grama, condimentos e molhos foram servidos em copos comestíveis de waffle. Já os nuggets de frango foram distribuídos em sacos de papel em vez de caixas de papelão.

“Normalmente, o McDonald’s sai com soluções perfeitas. Desta vez, dissemos: Ainda não temos soluções perfeitas, por favor, ajudem-nos!”, Afirmou Diana Wicht, chefe do departamento de sustentabilidade da McDonald’s alemão.

No início deste ano, o McDonald’s substituiu os canudos de plástico no Reino Unido por canudos de papel. Mas a medida não foi bem recebida, já que mais de 53 mil pessoas assinaram uma petição pedindo à cadeia de lanchonetes  que voltasse a utilizar o plástico.

Após os clientes reclamaram que os canudos se desintegraram em refrigerantes e outras bebidas, a empresa tentou melhorá-los. Porém, isso outro problema, porque as novas versões não podem ser recicladas no momento.

“Como resultado do feedback dos clientes, reforçamos nossos canudos de papel, portanto, enquanto os materiais são recicláveis, sua espessura atual dificulta o processamento por nossos fornecedores de soluções de resíduos, que também nos ajudam a reciclar nossos copos de papel”, disse um porta-voz do McDonald’s à BBC.

Em relação ao Better McDonald’s de Berlim, os clientes deram notas altas às embalagens de papel de grama e aos copos de molho totalmente comestíveis, mas não aprovaram os talheres de madeira.