Cultura

Exibição e preparo de tubarão-azul causa polêmica em festival na Inglaterra

Tubarão-azul foi exibido ao público antes de ser preparado numa demonstração culinária (Foto: Reprodução/iStock)

da redação da Menu

Um festival de frutos do mar em Plymouth, na Inglaterra, foi alvo da ira de ambientalistas após um tubarão-azul ser exibido ao público antes de ser preparado e servido durante uma demonstração culinária num festival de fruto do mar.

Segundo a CNN, fotos do animal marinho sendo carregado ganharam as redes sociais do conselho de turismo da cidade, mas foram excluídas após a polêmica.

O tubarão-azul figura na lista animais “quase ameaçados” da União Internacional para a Conservação da Natureza e são uma espécie prioritária no âmbito da estrutura de biodiversidade do Reino Unido.

Molly Cato, integrante do Parlamento Europeu no sudoeste da Inglaterra, escreveu no Twitter que “desfilar um tubarão em extinção por Plymouth antes de cortá-lo como parte de um evento de culinária não é aceitável”.

Já o Shark Trust, organização sediada em Plymouth, que visa proteger as populações existentes de tubarões, também criticou a atitude. “A venda de um tubarão-azul no festival de frutos do mar provocou indignação nas mídias sociais, com muitas pessoas irritadas com a maneira como o tubarão foi desfilado”, diz um comunicado da instiuição.

O incidente ocorreu após a região comemorar a criação do primeiro Parque Marinho Nacional do Reino Unido, com o objetivo de defender a conservação marinha.