Comidas

No Roda Viva, Jefferson Rueda destaca a inspiração popular em sua cozinha

Jefferson Rueda é o responsável pela cozinha do único representante brasileiros entre os 50 melhores restaurantes do mundo (foto: Divulgação)

da redação da Menu

Responsável pela cozinha d’A Casa do Porco, o chef Jefferson Rueda foi o entrevistado do programa “Roda Viva” da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (30 de setembro).

Ao longo do programa, o chef falou sobre sua trajetória de 25 nos da gastronomia, incluindo a inauguração de seu restaurante na região central de São Paulo, há quatro anos, que se destaca por oferecer um cardápio diversificado, mas com preço acessível.

“É uma cozinha acessível. Continuo fazendo alta gastronomia, mas inspirado no popular”, disse. Um dos destaques da casa é o menu degustação O porco é (R$ 129 por pessoa), que contempla pratos como o sushi de papada de porco com tucupi negro e alga nori e o porco SanZé, prato mais emblemático de Rueda, à base de porco desossado, e assado por seis horas.

Recentemente, A Casa do Porco, entrou na lista World’s 50 Best, que premia os 50 melhores restaurantes do mundo, ocupando a 39ª colocação, sendo o único representante brasileiro no conceituado ranking.

Ao mencionar sua relação com o centro da cidade, Rueda disse que costuma caminhar a pé por ali todos os dias, e como isso inspira o seu trabalho, principalmente pela observação sobre as pessoas e o que elas estão comendo.

Ao lado de sua esposa, a chef Janaina Rueda, ele comanda também o Bar da Dona Onça, o Hot Pork e a Sorveteria do Centro, todos instalados no coração da capital paulista.

Durante a entrevista, ele revelou também um pequeno frigorífico para a produção de itens à base de porco, para serem vendidos numa mercearia que deve ser instalada próximo ao restaurante.

Jefferson Rueda também revelou que está desenvolvendo o projeto de um livro, no qual pretende abordar o porco, e sua história na culinária brasileira.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana