Bebida

Destilaria americana cria programa para reutilizar garrafas de vodca

Garrafas de vodca são recolhidas e reutilizadas pela destilaria (Foto: Reprodução/iStock)

da redação da Menu

Instalada no estado americano do Colorado, a fazenda Jack Rabbit Hill se consolidou como produtora de bebidas. Mas o que chama a atenção por lá, é um programa desenvolvido para reabastecer e reutilizar garrafas de vodca.

Segundo o site Food and Wine, ao invés de comprar garrafas novas ou utilizar vidro reciclado, uma equipe de entrega leva as garrafas da bebida para bares e restaurantes da região. Depois, os entregadores retornam para recolher os vasilhames vazios.

As garrafas então voltam à destilaria, onde são limpas e recarregadas, e distribuídas novamente. “A quantidade de resíduos na indústria de bebidas espirituosas nos perturbou há muito tempo”, diz Jack Rabbit Hill, responsável pela produção da bebida.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), os aterros sanitários do país receberam quase 7 milhões de toneladas de resíduos de vidro em 2015, período mais recente para o qual existem estatísticas disponíveis. Em comparação, pouco mais de 3 milhões de toneladas de vidro foram recicladas no mesmo ano.