Acontece

Íz

A galinha caipira tão presente na mesa goiana é assada no tucupi e leite, servida com polenta e quinoa (Foto: Beatriz Marques)

por Beatriz Marques

Entre as inúmeras casas do chef Ian Baiocchi em Goiânia, a que mostra seu lado mais contemporâneo é o Íz, no Setor Marista.

O ambiente discreto, de cores escuras e minimalista, vai de encontro com o perfil de execução dos pratos, de apresentação detalhista e técnica impecável. A influência da cozinha espanhola é notada nas criações de Baiocchi (ele passou pelos restaurantes Mugaritz e El Celler de Can Roca), mas sempre com um olhar sobre o produto brasileiro.

Bombom com queijos e marmelada de Goiás (Foto: Beatriz Marques)

“Eu tento trazer não só o ingrediente, mas também o modo caipira de se cozinhar e de colocar sabor nas coisas”, explica o chef.

Uma das melhores formas de ir a fundo no espírito do Íz é provando o menu degustação (R$ 295), quando a brasilidade é nítida na maior parte das criações. É o caso das manteigas de abóbora com baru, de tomate defumado com farelo de pão e de pequi com ervas secas, oferecidas no couvert; dos delicados e ao mesmo tempo intensos bombons de queijos Cuesta Azul (SO) e Serra do Bálsamo (GO) com marmelada de Santa Luzia (GO) sobre baguete; do camarão na grelha com ovo perfeito, creme de mandioquinha com aspargos e ciboulette, paçoca de rabada, chuchu e pimenta preta; da galinha caipira assada com leite e tucupi, polenta cremosa e quinoa tostada; e do polvo à la plancha com barriga de leitão, aïoli de leite, banana assada com mel nativo (tiúba ou borá).

Fachada do Íz, casa contemporânea de Ian Baiocchi (Foto: Beatriz Marques)

rua 1129, 146 – Setor Marista
(62) 3092-5177 – Goiânia – GO
izrestaurante.com.br