Comidas

Bisnaguinha

Receita é opção saudável para o lanche da tarde (Foto: Divulgação)

por chef funcional Lidiane Barbosa

Ingredientes

3 xícaras de mix de farinha sem glúten (ou farinha de trigo integral); 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo; 1/2 xícara (chá) de óleo de coco extra virgem (ou o óleo vegetal de sua preferência); 10 g de fermento para pão; 250 ml de água morna; 1 colher de chá de sal marinho moído.

Mix de farinha sem glúten

180 g de farinha de arroz (ou de arroz integral); 180 g de farinha de trigo sarraceno (ou farinha de aveia); 100 g de fécula de batata; 100 g de tapioca; 40 g de polvilho doce; 20 g de goma xantana. Peneire a goma de tapioca. Coloque todos os ingredientes no bowl da batedeira e bata velocidade baixa.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Peneire a farinha e reserve. Peneire o açúcar e reserve. Em uma tigela grande, coloque o fermento, o açúcar e o sal. Misture com uma colher, e coloque metade da água e o óleo. Acrescente a farinha e com as mãos, vá sovando a massa.

Finalize acrescentando o restante da água. O ponto é a massa desgrudar das mãos. Deixe a massa descansar por 30 minutos. Modele os pães. Deixe os pães descansarem por 20 minutos. Asse no forno pré-aquecido por 25 minutos.

Espere esfriar bem. Guarde em saco plástico bem fechado por até 2 dias. Ou congele por até 3 meses. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente de um dia para o outro.

rendimento: 12 bisnaguinhas
preparo: 75 minutos
execução: fácil