Comidas

Quase metade do desperdício de alimentos acontece durante a produção, aponta FAO

Minimizar a perda e o desperdício de alimentos é um desafio global (Foto: Reprodução/iStock)

da redação da Menu

Esta semana a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) divulgou seu relatório sobre agricultura e alimentação em 2019. Um dos principais objetivos do estudo foi separar a diferença entre perda de comida, que ocorre antes do alimento chegar ao varejo, e desperdício de comida, que acontece no varejo.

Foi apresentado um Índice de Perda de Alimentos e um Índice de Desperdício de Alimentos, no qual a instituição determinou que 14% dos alimentos do mundo são perdidos após a colheita, mas antes de chegar ao varejo.

Porém, em 2011, a FAO fez uma estimativa de que 30% dos alimentos do mundo eram perdidos ou desperdiçados anualmente. Levando em consideração que a estimativa seja precisa, o índice de perda de alimentos mostra que cerca de metade de todos os alimentos que nunca são consumidos, é perdida durante a produção.

“Esses números mais precisos nos permitirão avaliar melhor nosso progresso em direção a meta de reduzir pela metade o desperdício de alimentos global per capita nos níveis de varejo e consumidor até 2030, além de reduzir as perdas de alimentos ao longo da produção e cadeias de suprimento”, aponta a FAO.

Ao mesmo tempo, a organização também entende que a tarefa não fácil. “Embora a redução de perdas e desperdícios de alimentos pareça um objetivo claro e desejável, a implementação real não é simples e sua eliminação completa pode não ser realista”, afirma o relatório.