Comidas

Gnocchi de Carne Estufata

Gnocchi com carne estufata (Foto: Divulgação/Mateus Muniz)

por chef Cristina Aló, do restaurante Benvenuto

Gnocchi

Ingredientes

1kg batata asterix; 300 g de farinha de trigo; 100 g de queijo parmesão ralado; noz-moscada a gosto; sal a gosto

Modo de preparo

Cozinhe as batatas na água com sal até ficarem macias. Depois, esprema bem e deixe esfriar. Depois de fria, misture com o restante dos ingredientes, sove, molde e corte 0s gnocchis. Em uma panela com água fervente, coloque os gnocchis até subirem. Assim que eles subirem, retire-os e coloque direto numa vasilha com água gelada e gelo. Deixe por 5 minutos. Escorra, e coloque um pouco de azeite para não grudar.

Carne estufata

Ingredientes

1 quilo de paleta bovina; 1 litro de vinho tinto; 1 cebola roxa; 800 ml de caldo de legumes; 800 ml de molho de tomate; 2 colheres (sobremesa) de erva-doce; sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

Una todos os ingredientes citados acima e deixe a carne submersa, por 18 horas, ou de um dia para o outro. Depois disso, na panela de pressão faça um caramelado com açúcar em fogo baixo. Acrescente a carne marinada no caramelo, passando ela de um lado para o outro para pegar cor. Coloca o líquido do marinado dentro da panela de pressão e acrescente 800 ml de caldo de legumes e a mesma quantidade de molho de tomate e a erva-doce, o sal e a pimenta. Deixe na pressão por cerca de 20 minutos e a carne estará pronta. Coe o molho e desfie a carne. Separe em porções de 80 g.

Para servir

Em uma frigideira, coloque duas conchas do molho de tomate, a porção de 80 g de carne estufata, uma porção de 250g do gnocchi.

rendimento: 4 porções
preparo: 40 minutos + o tempo de marinada da carne
execução: médio