Acontece

Chefs refugiados preparam pratos de seus países de origem no Open Taste Experience

Jantar colombiano abre a série de eventos temáticos (Foto: Divulgação)

da redação da Menu

De linguagem universal, a culinária é uma ótima maneira de quebrar barreiras e unir as pessoas. Por conta disso, o Open Taste experience promove uma série de jantares preparados por chefs refugiados entre 31 de outubro e 12 de dezembro, em São Paulo.

A iniciativa reunirá chefs refugiados do Chile, Colômbia, Congo, Síria e Venezuela, que apresentaram pratos e bebidas típicas de seus países de origem. A experiência inclui jantar completo, com duas opções de entrada, prato principal, sobremesa e suco típico, com outra opção de bebida inclusa, sendo cerveja ou refrigerante.

A série de jantares será aberta nesta quinta-feira (31 de outubro), às 19h, com um jantar colombiano (R$ 120. A reserva deve ser feita no site da foodpass.

O evento é uma das iniciativas promovidas pela plataforma Open Taste para apoiar a vida profissional de refugiados e imigrantes. Para isso, fornece conhecimento e acolhimento através da gastronomia, capacitando-os através de treinamentos práticos e teóricos a se tornarem chefs, ajudantes e garçons.

O projeto nasceu da experiência de Joanna Ibrahim, refugiada síria, que chegou ao Brasil em 2015, que abandonou seu país por conta da guerra e da falta de segurança. Após vivenciar todas as dificuldades que uma refugiada passa para conseguir emprego e se integrar à sociedade, nasceu a ideia de ajudar outras pessoas na mesma situação.

A iniciativa já formou 16 refugiados que aprenderam sobre gestão de cozinha, criação de ficha técnica, marketing digital, storytelling e finanças pessoais. O valor arrecadado com a entrada no evento irá financiar novas capacitações e irá contribuir com o objetivo maior de abrir um restaurante fixo para acolher os participantes do projeto.

Open Taste experience – Jantar colombiano
Dia 31 de outubro (quinta-feira), às 19h
rua Dr. Bacelar, 1231 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Valor: R$ 120 por pessoa
foodpass.com.br