Acontece

Instituto Fermento oferece aulas de panificação para mulheres negras

Ação oferece capacitação profissional para mulheres negras (Foto: Divulgação)

da redação da Menu

Projeto social de capacitação profissional, o Instituto Fermento lançou uma turma-piloto para um curso de panificação, formada por mulheres negras e moradoras da periferia de São Paulo. Inspirado no mês da Consciência Negra, as aulas ocorrem até 03 de dezembro, as aulas são ministradas por professores voluntários que ensinam sobre fermentação natural, noções de nutrição, gastronomia, empreendedorismo e mercado de trabalho.

Mantido pelo restaurante Tavares, o objetivo do programa é capacitar as participantes para atuarem na linha de produção de uma padaria ou começar seu próprio negócio. As aulas acontecem no próprio restaurante e as inscrições podem ser feiras no site do Instituto Fermento.

“A partir da experiência que já adquirimos com a formação de jovens do Ensino Médio da rede pública do Estado de São Paulo, buscamos preencher uma lacuna no mercado da panificação oferecendo representantes femininas negras qualificadas para trabalhar em padarias ou se aventurar em criar um negócio próprio”, explica Phablo Gouvea, coordenador do curso.

Durante o curso, as alunas vão aprender sobre a história do pão, noções dos princípios químicos ligados à panificação, tipos de farinhas, glúten, fermentação aplicados a diferentes receitas. Elas também terão palestras com especialistas que vão falar sobre o mercado gastronômico, identidade cultural por meio de alimentos, empreendedorismo e até meditação como suporte para tomada de decisões.

Além disso, entre  os dias 26 e 28 de novembro, ocorrerá a oficina pão sem medo, cuja renda obtida com as inscrições (R$ 530), será totalmente revertida para o Instituto Fermento. Durantes os três dias de oficina, os participantes vão aprender a fazer pão rústico, pão rústico com nozes, pão de forma integral com semente de girassol, pão de forma 100% integral.

Casa Tavares
rua da Consolação, 3212 – Jardins
(11) 3064-0970 – São Paulo – SP
casatavares.com
Segunda, das 8h às 17h. Terça e quarta, das 8h às 23h. Quinta e sexta, das 8h à oh. Sábado, das 10h à oh. Domingo, das 10h às 17h.