Acontece

Rio de Janeiro recebe a 4ª edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo

Festival que promove a culinária e a cultura italiana desembarca no Rio (Foto: Divulgação/Bruno Weler)

da redação da Menu

Acontece entre os dias 19 e 30 de novembro no Rio de Janeiro, mais uma edição da Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, festival gastronômico que enaltece a culinária da Itália, um dos símbolos culturais do país.

Organizado pelo Consulado Geral da Itália e pela Accademia Italiana della Cucina em parceria com o Instituto Italiano de Cultura e a revista Comunità italiana, o evento terá como tema principal a “Educação alimentar: a cultura do paladar.

Programação inclui masterclasses, música e jantares (Foto: Divulgação/Bruno Weler)

Instalado na sede do Consulado Geral da Itália, no centro de Rio, o Terrazzo Belvedere, vai receber o público, oferece uma imersão na gastronomia italiana, com masterclasses, música, arte, além de apresentar o legado do pintor renascentista Leonardo Da Vinci para a cozinha italiana.

Profissionais italianos, como os chefs Marco Béchaz (do restaurante Chalet Eden di la Thuile, região Val d’Aosta), Maurizio Barbara (Terrazza Miravalle, na Toscana) e a gelatiera Giorgia Proia (da sorveteria Casa Manfredi, em Roma) apresentam, ao longo de duas semanas, criações culinárias representando diversas regiões e influências da cozinha italiana.

O restaurante Cipriani é uma das casas participantes do festival (Foto: Divulgação/Bruno Weler)

Já restaurantes cariocas voltados à culinária italiana os do Rio de Janeiro como Cipriani, Gero, Fasano al Mare e Grado; também integram a programação do evento, representados pelos respectivos chefs Nello Cassese, Luigi Moressa, Nicola Fedeli e Nello Garaventa. Já a programação de palestras conta ainda com uma conferência sobre comida saudável e dieta mediterrânea.

A edição 2019 da Settimana della Cucina Italiana nel Mondo vai ressaltar também o legado gastronômico de Leonardo Da Vinci. Além das inúmeras contribuições para a arte e as ciências, Da Vinci deixou registradas diversas receitas, que inspiraram criações do chef Maurizio Barbara e serão apresentadas no evento.

A programação inclui ainda jantares promovidos no Terraço Belvedere, com os chefs Nicola Fedeli (dia 22), Maurizio Barbara (dia 26), Nello Garaventa (dia 27) e Giorgia Proia (dia 29). Com valores entre R$ 80 e R$ 140 (bebidas e serviços não incluídos). As reservas podem ser feitas no site oficial do evento.

Semana da Cozinha Italiana no Mundo
Entre 19 e 30 de novembro, das 12h às 22h
Terraço Belvedere – avenida Presidente Antônio Carlos, 40 (9º andar)
(21) 3534-1390 – Rio de Janeiro – RJ
italianorio.com.br