Comidas

Panzanella

Receita rende quatro porções (Foto: Divulgação/Rio Artcom)

Por Mariana Massena e Ricardo Rocha, da Artesanos Bakery

Ingredientes

1/2 pepino japonês sem casca e sem sementes; 1/2 cebola roxa em meia lua fina; 1/2 pimentão vermelho; 1/2 pimentão amarelo; 400 g de tomate cereja; 100 g de alcaparras; 2 dentes de alho ralados finos; salsinha picada grosseiramente a gosto; manjericão a gosto; 1/4 (xícara) de vinagre de vinho tinto; 1/4 (xícara) azeite extravirgem; queijo parmesão em lâminas; 250 g de pão de fermentação natural; sal e pimenta-do-reino a gosto; quanto baste de azeite.

Modo de preparo

Em um bowl acrescente nessa ordem:

Primeiro cortar os tomates cerejas ao meio e temperar com uma pitada de sal para soltar o líquido , que ajudará no molho da salada. Após, cortar bem fino e em meia lua a cebola roxa (pode ser no mandolim). Corte meio pepino japonês, sem a casca, e corte em meia lua e com uma colher, raspe as sementes. Após, cortar fatias médias e acrescentar no bowl. Junte meio pimentão vermelho sem sementes, cortados em cubos médios e meio pimentão amarelo sem sementes cortado em cubos médios.

Rale 2 dentes de alhos e acrescente ao bowl. Por fim, acrescente as alcaparras levemente amassadas. Misture muito bem e tempere os vegetais com uma pitada de sal, pimenta-do-reino moída na hora à gosto e vinagre de vinho tinto. Misture bem e acrescente o azeite. Reserve e deixe marinar por aproximadamente 20 minutos.

Enquanto isso prepare os croutons. Corte o pão em cubos médios. Aqueça uma frigideira com fogo médio para alto e cubra seu fundo com azeite. Em seguida jogue os pedaços de pão e mexa bem para que todos os pedaços sejam envolvidos com o azeite, até dourar. Reserve.

Para servir

Na hora de servir misture a salsinha, manjericão e os croutons na salada, acrescente mais um pouco de azeite a gosto e misture bem. Por fim, faça com a faca (ou cortador de legumes) lascas do parmesão e acrescente na salada, misturando delicadamente.

rendimento: 4 porções
preparo: 30 minutos
execução: fácil