Comidas

Salada de rúcula com queijo de cabra e redução de balsâmico

Salada de Rúcula com queijo de cabra e redução de balsâmico (Foto: Divulgação/Henrique Peron)

por chef Jorge Boratto, do BBQ Farm

 Ingredientes

400 g de rúcula; 30 g de cebola roxa; 20 ml de redução de balsâmico; 30 g de amêndoas caramelizadas; 50 g de queijo de cabra; 2 g de sal maldon.

Amêndoas caramelizadas

300 g de amendoas com casca; 45 g de açúcar; 60 ml de água; 20 ml de mel

Modo de preparo

Amêndoas caramelizadas

Asse as amêndoas em uma assadeira em forno pré-aquecido a 200°C por 5 minutos (não deixe queimar). Em  uma panela, misture o açúcar, a água e o mel e mexa até dissolver totalmente e dourar. Acrescente as amêndoas e misture bem. Transfira a mistura para uma assadeira previamente untada com óleo e asse a 180°C por 10 minutos. Retire do forno e despeje sobre uma folha de papel manteiga untada e espere que esfrie para separá-las. Reserve em um pote com tampa e em local fresco.

Salada de rúcula

Caramelize as amêndoas e reserve. Asse a cebola inteira, envolvida em papel alumínio entre as brasas da churrasqueira (rescaldo) por 40 minutos. Espere esfriar, retire a casca e cortar em 6 partes longitudinais. Solte as pétalas retirando a membrana que as recobre e refrigere. No momento de servir, colocar as folhas de rúcula no centro do prato, coloque pedacinhos de queijo sobre elas e ir intercalando com as pétalas de cebola entre a rúcula. Quebre as amêndoas e coloque de maneira aleatória. Finalize com a redução de balsâmico em fio e sirva.

rendimento:1 porção
preparo:
15 minutos
execução:
fácil