Cultura

Restaurante Sukiyabashi Jiro de Tóquio é removido do Guia Michelin

Restaurante oferece apenas dez lugares para refeições (Foto: Reprodução/Instagram)

da redação da Menu

Considerado um dos melhores restaurantes de sushi do Japão, o Sukiyabashi Jiro, de Tóquio, foi retirado do Guia Michelin. Segundo a CNN, a decisão ocorreu não por perder a qualidade, mas porque é quase impossível para uma pessoa comum comer lá.

“Reconhecemos que Sukiyabashi Jiro não aceita reservas do público em geral, o que a deixa fora do nosso escopo”, disse um representante da Michelin em comunicado.

O restaurante de 10 lugares, que foi o primeiro local de sushi do mundo a conquistar três estrelas Michelin, é reconhecido por ser difícil conseguir um assento para uma refeição. A demanda aumentou quando celebridades e chefes de estado foram fotografados lá, como o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A remoção de Sukiyabashi Jiro do Guia Michelin encerram um mês de polêmicas envolvendo o renomado guia de restaurantes. Na semana passada, o chef Eo Yun-gwon, de Seul, anunciou sua intenção de processar a Michelin por incluir seu restaurante Eo Ristorant, no guia.

Ele alega que a empresa listou o restaurante contra seus desejos. Ele apresentou uma queixa na Coréia do Sul, citando a lei do país contra insultos públicos. Enquanto isso, o processo contra a Michelin aberto pelo chef francês Marc Veyrat começa a ser analisado esta semana, na cidade de Nanterre.

Veyrat alega que ele perdeu uma de suas três estrelas Michelin devido a uma falta de comunicação sobre um suflê servido em seu restaurante, e que o incidente lhe causou tensão e depressão.