Cultura

Jose Cuervo está transformando sobras de agave em canudos ecológicos

Canudos ecológicos chegarão a bares e restaurantes em 2020 (Foto: Reprodução/Jose Cuervo)

da redação da Menu

A busca por alternativas aos canudos de plástico é uma preocupação constante atualmente, com algumas alternativas sendo testadas, como os canudos de papel, canudos de macarrão e canudos reutilizáveis.

Uma das marcas de tequila mais conhecidas mundialmente, a Jose Cuervo aponta uma solução caseira para extinguir de vez o uso de canudos plásticos. Segundo o Food and Wine, a fabricante está utilizando o agave, planta que é um dos principais componentes da bebida típica do México.

Desenvolvido por com cientistas mexicanos, os novos canudos substituem cerca 1/3 do plástico usado nos canudos tradicionais por um composto de base biológica agave conhecido como polyagave, de acordo com a marca.

Após ser cozida e ter o suco extraído, as fibras restantes de agave deixadas como um subproduto, chamado “bagaço”. A marca anunciou uma nova iniciativa de sustentabilidade, desenvolvendo um canudo biodegradável e de base biológica, feito com fibras de agave, que se decompõe até 200 vezes mais rápido que o plástico comum.

A adição de um aditivo de biodegradação permite que esses canudos sejam consumidos por microrganismos completamente em até cinco anos, em condições de aterro. Segundo a marca, os canudos têm “uma sensação na boca e textura semelhantes aos canudos de plástico tradicionais e uma cor bronzeada natural e orgânica, graças às fibras de agave.

“A fibra de agave em nossos compósitos de base biológica é um material ideal que não só funciona como substituto do plástico, mas reduz simultaneamente a dependência de polímeros à base de petróleo, combustíveis fósseis e água para a produção de canudos”, disse Ana Laborde, CEO e fundadora da BioSolutions Mexico e PENKA, empresa responsável pelo canudo ecológico.

A Jose Cuervo planeja começar a lançar esses canudos biodegradáveis ​​à base de agave em 2020 em bares, restaurantes e eventos da marca nos Estados Unidos e no México.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana