Comidas

É tempo de panetone! Confira as escolhas da Menu para o Natal de 2019

Confira as escolhas de panetones e chocotones da revista Menu para 2019 (Foto: Reprodução/iStock)

por Esther Morel

As festas de fim de ano são eventos repletos de tradições e superstições. Cada família tem a receita que não pode faltar, o item mais aguardado e os hábitos que sempre serão passados para as novas gerações. Um deles é o panetone.

Nos últimos anos, o mercado foi muito além do panetone x chocotone do início do milênio e se expandiu de tal forma que é praticamente impossível não contemplar todos os gostos e bolsos. É claro que nessa babel de opções fica da vez mais difícil escolher aquele que vai abrilhantar a ceia de Natal ou que é o acompanhamento perfeito para o cafezinho em família do dia seguinte. E é aqui que a Menu entra.

Faltando 15 dias para o início das comemorações, resolvemos fazer a nossa tradicional degustação de fim de ano de um jeito diferente. Ao invés de chamar apenas especialistas da gastronomia para experimentar e opinar, fomos saber também com o público consumidor, entre anônimos e amigos, o que eles mais gostam e quais as expectativas para 2019, de forma a contemplar das receitas mais simples às mais sofisticadas e inusitadas.

Não foram atribuídas notas, mas sim conceitos e os comentários que mais se repetiram entraram em destaque no resumo dos produtos degustados. As opções estão divididas em quatro categorias: Frutas cristalizadas, passas e só (para panetones com receitas tradicionais e sem chocolate); Põe chocolate, por favor (para chocotones simples, com frutas ou sem, mas sem recheio); Time recheio (para panetones e chocotones recheados); Quero ser diferentão (para panetones que não são tradicionais, nem exatamente chocotones, e são feitos com ingredientes inusitados, recheados ou não).

Ao todo, foram degustadas 28 receitas, às cegas, sendo uma de cada marca, desde pequenas padarias e confeitarias, produções artesanais e grande indústria.

Confira as indicações dos nossos convidados e escolha o que mais combina com o seu paladar:

Frutas cristalizadas, passas e só

Põe chocolate, por favor

Time recheio

Quero ser diferentão