Comidas

Aprenda a preparar pescada ao molho de bobó e batatas no açafrão

Prato é opção para a ceia de Natal (Foto: Divulgação)
por chef Fernando Bonciani, em parceria com a startup de vinhos Fabenne

Ingredientes

2 postas de pescada amarela; 400 g de mandioca cozida; 1 pimentão vermelho; 1 pimentão amarelo; 1 cebola média; 1 tomate; 1 dente de alho; quanto baste de azeite de dendê,  3 batatas médias, açafrão da terra a gosto; 400 ml leite de coco; coentro e salsinha a gosto; quanto baste de manteiga; 1 taça de vinho rosé.

Modo de Preparo

Cozinhe as batatas inteiras até que estejam macias, e corte em pedaços grandes. Em uma frigideira, coloque duas colheres de manteiga; e uma colher de café de açafrão da terra.  Adicione as batatas e cubra todos os pedaços com a manteiga derretida. Reserve.
Bata a mandioca cozida com um pouco da água de cozimento dela no liquidificador até virar um creme. Em uma panela grande, coloque uma colher de azeite de dendê, refogue primeiro o alho, depois adicione os pimentões e a cebola picados em cubos pequenos. Refogue por mais alguns minutos; deglaceie com a taça de vinho rosé. Depois;  adicione o creme de mandioca, o leite de coco; ferva e baixe o fogo até que o molho de bobó seja utilizado. Coloque as batatas em uma assadeira e asse em forno pré-aquecido, na temperatura mais alta até dourarem
Salgue as postas de peixe, e em uma frigideira bem quente sele os dois lados até que estejam totalmente cozidos. Finalizar as batatas fora do forno com salsinha picada. Finalize o molho de bobó com o tomate em cubos pequenos e o coentro picado, acerte o sal.

Para servir

Sirva as postas em pratos, com o molho de bobó sobre o peixe e as batatas assadas ao lado.

rendimento: 2 porções
preparo: 1 hora
execução: médio