Comidas

Chocotone funcional

Receita é opção para complementar a ceia de Natal (Foto: Divulgação)
por chef Funcional Lidiane Barbosa

Ingredientes

200 ml de água morna; 2 xícaras de farinha de arroz integral ou farinha de sorgo; 20 g de fermento instantâneo (fermento para pão); 100 g de polvilho doce; 70 g de fécula de batata; 120 g de açúcar de coco (ou mascavo ou demerara); 20 g de semente de chia; 10 g de goma xantana; 3 ovos orgânicos; ½ xícara de óleo de coco; 1 pitada de sal marinho moído; 150 g de pedaços de chocolate 70% cacau (sem açucar, sem leite, sem glúten); ou frutas secas de sua preferência; 1 colher (sopa) de raspas de cascas de laranja.

Modo de preparo

Misture delicadamente metade da quantidade da farinha de arroz integral, o fermento instantâneo e a água morna. Coloque na batedeira na velocidade mais baixa. Depois que incorporar todos os ingredientes, deixe a massa descansar em um bowl coberto com um pano de louça limpo e úmido, por 1 hora, levando ao local mais quente da cozinha.

Após essa 1 hora, peneire o restante da farinha de arroz, o polvilho, a fécula de batata, o açúcar de coco e a goma xantana. Coloque no bowl da batedeira e misture com a velocidade mais baixa. Acrescente aos secos, os ovos inteiros e o óleo de coco (liquido). Misture bem. Acrescente aqui a massa que ficou crescendo por 1 hora, delicadamente, na velocidade mais baixa da batedeira. Após as duas massas estejam bem incorporadas, acrescente as raspas da laranja, o sal e o chocolate em pedaços. Distribua em 2 formas grandes de panetone ou em 4 pequenas. Deixe descansar por 40 minutos na própria forma. Leve ao forno pré-aquecido em 150ºC por 40 minutos. Se quiser, derreta um pouco de chocolate e passe em cima.

rendimento: 2 panetones  de 500 g ou 4 chocotones de 250 g
preparo: 3 horas
execução: médio