Comidas

Panetone recheado com chocolate branco, frutas cristalizadas e nozes 

Panetone artesanal recheado com chocolate branco, frutas cristalizadas e nozes (Foto: Divulgação/Rio ArtCom)

 por chef Alessandro Vieira, o Barão; do Bar Leblon  

Ingredientes 

Panetone 

2 panetones de sua preferência; 400 g de chocolate branco; 6 colheres de leite; cálices de licor de damasco; 2 colheres de nozes picadas; 1 xícara de frutas cristalizadas; 2 litros de sorvete de chocolate amargo (ou de chocolate comum).

Calda 

250 g de cacau em pó; leite (o suficiente para dar o ponto de calda); 80 g de manteiga; 1 cálice de licor de cacau. Leve todos os ingredientes ao banho-maria por 20 minutos e reserve. 

Modo de Preparo 

Derreta o chocolate branco com o licor e o leite em banho-maria. Em seguida, reserve. Corte um panetone em fatias finas e reserve. Pegue o segundo panetone, faça um buraco no fundo e retire todo o miolo deixando totalmente oco. Molhe com um pouco de chocolate branco derretido e, em seguida, recheie pela ordem: uma fatia de panetone, uma camada de chocolate branco, e uma camada de frutas cristalizadas com nozes. Repita esse processo até fechar todo o panetone. Coloque o panetone em um prato e decore com estrelas de natal de chocolate branco e açúcar de confeiteiro, ou outros adereços que você tenha em casa. Sirva o panetone recheado com sorvete de chocolate amargo, ou chocolate comum, com calda a de chocolate amargo.

rendimento: 1 panetones, com 8 fatias
Preparo: 2h30
Execução: fácil