Cultura

Aprenda a preparar uma ceia natalina para o seu cachorro

Aprenda a preparar uma ceia natalina para o seu cachorro
Aprenda a preparar uma ceia natalina para o seu cachorro

Durante as festas de fim de ano, há fartura de pratos salgados e doces na mesa, que enchem os olhos de todos, inclusive dos cães. Entretanto, consumir determinados alimentos podem causar intoxicação e outros problemas de saúde aos pets. Para evitar este problema, a veterinária Thaís Matos da DogHero, empresa de serviços para pets, ensina três receitas para preparar para os cachorros no Natal. São opções de entrada, prato principal e sobremesa. Confira!

Entrada

Patê caseiro para cachorro

Ingredientes

Um pedaço de fígado bovino; 250 g de carne moída; dois pacotes de gelatina incolor sem sabor; quanto baste de água.

Modo de preparo

Primeiro, siga as instruções dadas na embalagem da gelatina comprada. Normalmente, é preciso dissolvê-la com água e levar ao fogo em seguida. Depois, bata o fígado e a carne moída no liquidificador e, então, quando eles virarem uma espécie de pasta, misture a gelatina a ela com uma colher. Coloque tudo em um pote e leve à geladeira. Em aproximadamente quatro horas, sua consistência estará menos líquida. Quando isso acontecer, o patê caseiro para cachorro já pode ser servido.

A veterinária acrescenta também que não é recomendado que cães comam fígado diariamente. Por isso, o patê deve ser oferecido somente de vez em quando, como na ceia de Natal, por exemplo. “Se seu cachorro não está acostumado a comer carne com frequência, dê porções pequenas para que ele não apresente algum distúrbio gastrointestinal, a famosa dor de barriga. Cachorros com doenças hepáticas ou renais não devem receber esse tipo de comida”, afirma.

Prato Principal

Almôndega de carne 

Ingredientes

500 g de carne moída; ½ xícara (chá) de farinha de aveia; 1 pitada de sal; 1 fio de azeite.

Modo de preparo

Misture a carne com o sal e a farinha de aveia até que ela ganhe uma consistência mais uniforme. Forme as bolinhas de almôndega e deixe descansar por 10 minutos. Unte uma assadeira com um fio de azeite e leve ao forno a 180ºC. O tempo de preparo vai depender principalmente do tamanho das almôndegas. Quando estiverem prontas, espere esfriar e dê ao seu cãozinho um pouco por dia como petisco ou junto à ração.

Essa receita rende várias porções. Depois de prontas, as almôndegas podem ser guardadas na geladeira por até três dias. Se seu cão é de porte pequeno, vale diminuir a receita para evitar exageros. Agora, para os grandões, pode seguir a receita com as sugestões acima.  Mas antes de oferecer para os seus cachorrinhos alimentos que estavam guardados, é importante verificar se os itens ainda estão com uma boa aparência e aptos para ingestão.

Sobremesa

Cupcake de banana e cenoura

Ingredientes

1 ovo grande; 1 banana; ⅓ xícara (chá) de manteiga de amendoim sem açúcar; 1 xícara (chá) de cenoura ralada; ⅓ xícara (chá) de óleo vegetal; ¼ de xícara (chá) de mel; 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral; ⅓ xícara (chá) de farinha de aveia; ¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio; pasta de amendoim cremosa sem açúcar

Modo de preparo

Preaqueça o forno em 170° C por 10 minutos. Misture ovo, banana, cenoura, manteiga de amendoim, óleo e mel em uma tigela grande. Em outro recipiente, misture a farinha, o bicarbonato e a aveia. Misture os ingredientes úmidos e secos em uma única tigela. Preencha cada forminha de cupcake e coloque para assar por 15 a 20 minutos. Retire do forno, deixe esfriar. Desenforme cada um e finalize com a pasta de amendoim em cima do cupcake.

• Confira como preparar pão integral em casa
• Aprenda como escolher um bom peixe
• Conheça os principais nomes de animais de estimação inspirados em alimentos

doghero.com.br

 

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana