Receitas

Veja como preparar peito de peru recheado com farofa, molho de cereja e purê de raízes

Prato serve até 4 pessoas (Foto: Divulgação/José Lucena)

por chef Gilda Bley

Ingredientes

Peito de Peru recheado com farofa

4 filés de peito de peru; 35 g de nozes picadas; 20 g de damascos picados; 20 g de ameixa desidratada picada; 20 g tâmaras picadas; 100 g de farofa de amêndoas; 60 g de cebola picada; 3 dentes de alho amassados; quanto baste de tomilho fresco; quanto baste de manteiga ghee; quanto baste de sal rosa do Himalaia; quanto baste de pimenta-do-reino moída na hora.

Molho de Cereja

 200 g de cereja fresca sem caroço; 100 ml de caldo de frango ou legumes; 0,5 g de goma xantana; 40 ml de licor de laranja; quanto baste de sal rosa do Himalaia; quanto baste de pimenta-do-reino moída na hora; 1 colher (chá) de mel.

Purê de raízes

 100 g de mandioquinha; 100 g de inhame; 100 g de mandioca; 100 g de batata-doce; 50 g de cenoura; 10 g  de cebola em pó; 5 g de alho em pó; 100 ml de leite de amêndoas; 10 g de manteiga ghee; quanto baste de sal rosa do Himalaia; quanto baste de pimenta-do-reino branca moída na hora; quanto baste de noz-moscada moída na hora; quanto baste de cominho.

Modo de preparo

Peito de Peru recheado com farofa

Tempere o peru com sal, pimenta-do-reino e tomilho. Reserve. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho. Acrescente a farofa de amêndoas e quando todos os ingredientes estiverem incorporados, acrescente as frutas secas e as nozes. Coloque o peru, já temperado, em uma tábua e distribua o recheio. Enrole e amasse com o auxílio de um barbante ou prender com palitos. Pincele um pouco de manteiga e asse em forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos, lembrando de virá-lo durante a cocção para dourar de todos os lados.

Molho de Cereja

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo para engrossar. Se necessário, corrija o sal e a pimenta.

Purê de Raízes

Cozinhe a mandioquinha, o inhame, a mandioca, a batata-doce e a cenoura, de preferência no vapor para não perderem suas propriedades na água da cocção. Passe no liquidificar ou processador todos os ingredientes até obter a consistência de purê.

rendimento: 4 porções
preparo: 60 minutos
execução: médio