Noticias

Espanhóis escolhem a melhor croqueta do mundo

A croqueta de jamón eleita a melhor do mundo (foto: Madri Fusión)

Pode-se dizer que a croqueta espanhola é a ‘mãe’ dos croquetes de carne que comemos no Brasil. A diferença é que o petisco ibérico é mais cremoso por dentro e costuma ser recheado com jamón (presunto cru regional), pelo menos em sua versão mais famosa.

E os espanhóis levam tão a sério o bocado que, desde 2013, organizam um concurso para eleger a melhor croqueta do país – e, por consequência do mundo. Afinal, nem passa pela cabeça de algum cozinheiro de lá a possibilidade de existir uma croqueta tão boa quanto a espanhola.

Batizada de ‘Campeonato Internacional da Melhor Croqueta de Jamón do Mundo’, a competição foi criada para celebrar o ‘Dia Internacional da Croqueta’, que cai sempre no dia 16 de janeiro. A etapa final teve apenas chefs espanhóis, que tiveram que preparar na hora a iguaria, avaliada em seguida por seis jurados.

O vencedor desta edição foi o chef Alberto García Escudero, do restaurante Iván Cerdeño, da cidade de Toledo (que também vem a ser a terra de Dom Quixote), que superou outros cinco concorrentes para ficar com o prêmio: um jamón da marca Joselito no valor de 1000 euros.

Segundo Escudero, um dos segredos para obter a croqueta perfeita é a fritura, que deve ser feita com óleo de girassol, de sabor neutro. Outro truque é assar o jamón até ele ficar crocante e depois misturar o ingrediente à massa.

Quem quiser provar a iguaria no Brasil pode visitar os restaurantes a seguir – ou tentar fazer em casa essa receita de croqueta em versão abrasileirada, recheada com queijo da Serra da Canastra.

Adega Santiago Barra
avenida das Américas, 3900, Shopping Village Mall, Barra da Tijuca
(21) 3900-1605

Tanit
rua Oscar Freire, 145, Jardins
(11) 3062-6385

Teus
rua Natingui, 1548, Pinheiros
(11) 3530-1667

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana