Noticias

Robô online ajuda a reaproveitar sobras da geladeira

Objetivo é reduzir o desperdício de alimentos (Foto: iStock)

Jogar comida fora é daquelas coisas que fazemos com dor no coração. Seja aquela salada que não está boa, um feijão que poderia ter sido congelado ou um arroz que poderia ser reaproveitado.

O desafio é maior para quem não tem grande intimidade com as panelas. Se esse é o seu caso, um robô online pode te dar uma mãozinha para combinar as coisas que estão na geladeira.

+Novo jeito de preparo reduz calorias do arroz
+Para reduzir lixo, Nestlé do Japão lança embalagem que vira origami
+Quase metade do desperdício de alimentos acontece durante a produção, aponta FAO

Chamado de Heróis da Geladeira, ele foi criado pela Hellman’s em parceria com o Facebook. Conversando com o robô, ele conecta as pessoas que não sabem cozinhar com outras que entendem do assunto e passam dicas de culinária.

Se não houver alguém para ajudar naquela hora, ele encaminha o cozinheiro para um banco de dados de receitas chamado Recepedia.

A iniciativa procura reduzir o desperdício de alimentos. Segundo pesquisa encomendada pela Unilever (dona da marca Hellman’s), 61% dos brasileiros assumem descartar alimentos em perfeito estado. Saladas (74%), vegetais (73%) e frutas (73%).

Entre os motivos para jogar comida no lixo, 54% dos entrevistados citaram que compram produtos a mais, enquanto outros 46% disseram que cozinham muito e acabam não reaproveitando os alimentos.