Receitas

Varie no almoço de domingo com o espaguete à amatriciana

O famoso prato nasceu na região de Amatrice, na Itália (Foto: iStock)

por Pedro Marques

Domingo é dia de macarronada, mas ela não precisa ser sempre igual. Para você variar, escolhemos essa receita de espaguete ao molho matriciana, uma especialidade da região de Amatrice, na Itália. Essa versão é a preparada pelo chef Romeo De Angelis, do restaurante Roma, um dos mais famosos da região.

“O espaguete à amatriciana é uma receita inventada por pastores. Eram pessoas muito pobres que dependiam da carne de porco e criaram o guanciale e o pecorino, que é feito do leite das ovelhas que eles criavam”, explica De Angelis. “Com o tempo, se acrescentou o tomate.”

+Aprenda a fazer o melhor espaguete com molho de tomate
+Receita de espaguete à carbonara
+Quem resiste ao espaguete?

O mais difícil do preparo é encontrar o guanciale – se não encontrar, vale procurar por panceta curada. Em último caso, vale apelar para um bom pedaço de bacon, como se faz em muitos lugares do mundo, embora De Angelis não recomende. “O defumado do bacon não combina tanto”, afirma.

O toque final é usar bastante pimenta-do-reino moída na hora e bem fina. Afinal, o espaguete à amatriciana se destaca pelo sabor picante. Confira a receita a seguir.

Espague à amatriciana

por Romeo De Angelis

Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
125 g de guanciale cortado em cubinhos
50 ml de vinho branco
500 g de tomate fresco sem pele e sem sementes (ou use tomate pelado em lata)
sal e pimenta-do-reino a gosto
500 g de espaguete
quanto baste de água
150 g de pecorino ralado

Preparo
Leve uma panela ou frigideira grande ao fogo alto e aqueça o azeite.
Coloque o guanciale e refogue até dourar.Adicione o vinho branco e deixe o álcool evaporar. Tire o guanciale da panela e escorra o excesso de gordura, deixando uma parte na panela. Acrescente o tomate e deixe levantar fervura. Em seguida, reduza o fogo para o mínimo e cozinhe até desmanchar. Volte com o guanciale à panela e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Cozinhe o espaguete de acordo com as instruções da embalagem. Escorra a massa e misture-a ao molho.

Para servir
Adicione o pecorino ralado e mexa bem para incorporar e engrossar o molho. Prove e, se preciso, tempere com mais pimenta-do-reino. Sirva em seguida, acompanhado de parmesão ralado (opcional).

Rendimento 4 porções
Preparo 30 minutos
Execução fácil