Noticias

Guia Michelin cria selo para restaurantes sustentáveis

Foto: Divulgação

da redação da Menu

Mais conhecido por suas estrelas e pelo selo Bib Gourmand, categoria que indica casas que oferecem uma boa relação entre custo e benefício, o guia Michelin incluiu um novo símbolo em 2020: um trevo verde de cinco folhas, para destacar restaurantes comprometidos com a sustentabilidade.

Foto: Divulgação

Oficialmente chamado de “Seleção Gastronômica Sustentável”, o selo tem o objetivo de “promover os chefs que chamaram para si a responsabilidade de preservar recursos naturais e abraçar a biodiversidade, reduzindo o desperdício de alimentos e o consumo de energia não-renovável”, afirma a empresa, por meio de comunicado.

+Restaurante Sukiyabashi Jiro de Tóquio é removido do Guia Michelin
+Após perder estrela, chef francês processa o Guia Michelin
+Guia Michelin 2019: Fasano e Dalva e Dito perdem estrelas

O trevo verde vale para qualquer restaurante do guia, seja ele estrelado ou não, e aparece pela primeira vez no guia Michelin de 2020 da França, lançado no final de janeiro. Mais de 50 restaurantes receberam a indicação – o guia deste ano, porém, traz mais de 3.400 estabelecimentos franceses.

Ainda não se sabe se o trevo verde vai aparecer já neste ano nos guias Michelin de outros países, incluindo o Brasil. A expectativa, no entanto, é que o selo seja adotado aos poucos, sempre que for possível avaliar os esforços sustentáveis de uma casa.