Noticias

Desperdício de comida global é o dobro do que se imaginava

Pesquisadores usaram um banco de dados que detalha o desperdício de comida de acordo com cada país (Foto: iStock)

da redação da Menu

Consumidores com maior poder aquisitivo desperdiçam o dobro de comida que aqueles com menor renda, afirma um novo estudo produzido pela Universidade de Wageningen, na Holanda.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram um banco de dados que detalha o desperdício de comida de acordo com cada país.

Analisando essas informações, os pesquisadores perceberam que quando o desperdício é equivalente a US$ 6,70 (cerca de R$ 29) ele começa a aumentar rapidamente, à medida que o poder aquisitivo também cresce.

+Quase metade do desperdício de alimentos acontece durante a produção, aponta FAO
+Guia Michelin cria selo para restaurantes sustentáveis
+Supermercados britânicos se unem para reduzir desperdício de alimentos

Quando a renda se estabiliza, o desperdício também para de crescer, mas permanece em um patamar mais elevado. Com isso, o estudo afirma que as pessoas estão jogando fora, em média, o equivalente a 527 calorias por dia. A estimativa anterior indicava que a perda era equivalente a 214 calorias diárias.

Desde 2005, a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) afirma que um terço de toda a comida produzida no mundo para consumo humano é jogada fora.

Para os pesquisadores holandeses, no entanto, essa é só uma parte da história. Isso porque o estudo da FAO não leva em consideração o comportamento dos consumidores e se concentra apenas na quantidade de comida produzida mundialmente e não aproveitada.

“Existem outros fatores que determinam a perda de alimentos, incluindo aquilo que é comprado pelas pessoas e jogado fora”, afirmam os autores do estudo. O estudo completo está disponível no site PLOS One.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana