Receitas

Receita do diferente, mas, delicioso Arroz de Pato

Receita do diferente, mas, delicioso Arroz de Pato
Receita do diferente, mas, delicioso Arroz de Pato

Receita por Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè

Ingredientes

Pato

1 pato inteiro de aproximadamente 2 kg; 1 garrafa de vinho tinto seco; 2 cenouras; 1 cebola; 2 talos de salsão; 2 folhas de louro; 10 grãos de pimenta preta.

Arroz

2 dentes de alho; 1 ¼ de xícaras de arroz parbolizado; 4 xícaras (chá) de caldo do pato; sal e pimenta a gosto; 1 maço de salsa lisa; 2 paios; 12 tomates cerejas; azeite extra virgem a gosto; 1 xícara (chá) de castanhas portuguesas picadas; 1 ramo de alecrim.

Modo de preparo

Pato

Corte o pato em pedaços, separando também a coxa da sobrecoxa e deixe marinar por uma noite no vinho com a cenoura, a cebola, o salsão -cortados em cubos-, o louro e os grãos de pimenta. Retire o pato e coe o vinho, separando os legumes. Reserve.

Em uma caçarola grande, doure o pato com um pouco de óleo. Retire-o. Elimine o excesso de gordura da caçarola e doure os legumes da marinada que estavam reservados. Retorne o pato à caçarola e adicione o vinho. Complete com água fria até encobrir o pato. Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de duas horas, semitapado. Após esse período, retire o pato, resfrie e desfie a carne, eliminando os ossos. Coe o caldo que restou na caçarola e reserve.

Arroz

Refogue o alho picado em uma panela e adicione o arroz. Coloque o caldo de pato fervendo e cozinhe por cerca de 20 minutos. Em uma frigideira, doure o paio cortado em julienne (tirinhas). Coloque os tomates , o azeite e o alecrim em uma assadeira e ponha no forno a cerca de 120 graus. Quando o arroz estiver pronto, adicione o pato e regue com um pouco de caldo. Acrescente a salsinha e ajuste o sal e a pimenta. Sirva com o paio, as castanhas portuguesas e os tomates confitados.

Rendimento: de 6 a 8 porções
Preparo: 2h30
Execução: médio

+ Receita de morangos flambados fica pronta em apenas 20 minutos
+ Arroz doce com caramelo fica pronto em menos de 1 hora
+ McDonald’s japonês lança ‘McGohan’, com arroz no lugar do pão

Zenna Caffè
rua Peixoto Gomide, 1901, Jardins – São Paulo/SP
(11) 3081-2158
zenacaffe.com.br
De segunda a quinta, das 12h às 00h. Sexta e sábado, das 12h às 01h.  Domingo, das 12h às 00h.