Noticias

Bacon feito de proteína vegetal frita igual ao de verdade

Ainda não há prazo para o produto chegar ao mercado (Foto: Prime Roots/Divulgação)

da redação da Menu

Sem a menor dúvida, as carnes feitas de plantas vieram para ficar. É cada vez maior a oferta desses produtos nas prateleiras dos supermercados (especialmente nos Estados Unidos) e várias redes de restaurantes já servem sanduíches feitos com essas carnes de mentira: entre elas, Burger King, Lanchonete da Cidade e Outback (isso apenas no Brasil).

A Prime Roots, empresa de São Francisco, na Califórnia, porém, está transformando o sonho de muitos vegetarianos em realidade: eles lançaram uma edição limitada de bacon feito de proteína vegetal, mas que frita igual ao de verdade quando vai para a frigideira e tem sabor bastante parecido com o bacon tradicional, feito com barriga de porco curada e defumada.

+Empresa americana está desenvolvendo bacon de origem vegetal
+Popularidade da carne vegana leva redes de fast-food a apostarem neste conceito
+Startup britânica vai fornecer carne vegetal nos Estados Unidos

O segredo do bacon de mentira é a proteína: eles usam koji, a mesma levedura usada na produção de saquê. O produto ainda recebe gorduras vegetais e aromatizantes, antes de ser defumado e, depois, fatiado. Em uma panela, o bacon de planta frita como o de verdade e também fica bem crocante.

Por enquanto, a Prime Roots está aceitando encomendas de grandes compradores e não há um prazo (nem preço) para que o produto chegue às gôndolas dos supermercados. Mas assim como aconteceu com as outras carnes feitas com proteínas vegetais, é tudo questão de tempo.