Noticias

Pesquisadores belgas fazem manteiga com larvas de inseto

Produtos com até 50% de manteiga de larva de inseto passaram no teste de sabor (Foto: iStock)

da redação da Menu

Alternativas a produtos de origem animal estão em alta. De carne a bacon feito com proteína vegetal, vários cientistas e empresas estão em busca de substitutos que possam ser feitos de maneira mais sustentável.

É o caso de um grupo de pesquisadores da Universidade de Ghent, na Bélgica, que desenvolveu uma manteiga feita com larvas da mosca soldado-negro, com resultados considerados positivos.

+Bacon feito de proteína vegetal frita igual ao de verdade
+Empresa americana está desenvolvendo bacon de origem vegetal
+Popularidade da carne vegana leva redes de fast-food a apostarem neste conceito

A gordura feita com as larvas foi usada para substituir a manteiga de três receitas: um bolo, cookies e, claro, waffles belgas. Os três doces foram de três maneiras: com 100% manteiga de inseto, com 50% de manteiga normal e 50% de gordura de inseto e com 75% de manteiga normal e 25% de gordura de larvas.

Cada doce foi provado às cegas por mais de 100 pessoas, que depois opinaram sobre o sabor dos bolos, cookies e waffles. Na média, os pesquisadores afirmaram que é possível substituir 50% da manteiga de uma receita pela gordura feita com larvas sem que as pessoas percebam diferenças significativas no sabor.

O estudo aponta vários pontos positivos, como a pegada ecológica reduzida (é muito mais fácil cultivar insetos que criar bois, por exemplo). A pesquisa afirma ainda que a manteiga de larva da mosca soldado-negro tem ácido láurico, que é mais fácil de digerir que manteiga normal.

De qualquer forma, a manteiga de larvas ainda está longe de produtos industrializados e das gôndolas de supermercados. O motivo é o custo de produção que ainda é elevado, por causa das pequenas quantidades produzidas. Mas é apenas questão de tempo até um bolo com gordura de inseto chegar às prateleiras.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana