Cultura

Feira da Foda em Portugal é cancelada por causa do coronavírus

Foto: Divulgação

da redação da Menu

A temor de uma pandemia de coronavírus fez mais uma vítima: a Feira da Foda, realizada desde 2016 no vilarejo de Pias, na cidade de Monção, em Portugal, e que aconteceria entre os dias 20 e 22 de março.

Apesar do nome divertido, a feira é dedicada ao preparo de pratos de cordeiro assados em forno de barro, como manda a tradição local. Outras atrações do evento são os vinhos feitos com a uva alvarinho, venda de produtos locais, artesanato e música regional.

Corona perdeu US$ 170 milhões por causa do coronavírus
Por coronavírus, paradas de St. Patrick são canceladas
Coronavírus pode reduzir produção mundial de Diet Coke

“Lamentamos o inconveniente que esta decisão possa causar, mas estamos convictos que o cancelamento será a ação mais sensata e segura, face à situação que se vive em Portugal e no mundo”, afirma Agostinho Correia, da organização da feira, segundo o site português Público.

A origem do nome está em uma lenda urbana da região. De acordo com a história, os moradores de Monção eram enganados por vendedores que colocavam sal na comida dos animais para forçá-los a beber bastante água e ficar com a barriga estufada, dando a impressão de que estavam mais gordos.

Quando descobriam o truque, os ludibriados moradores exclamavam: “Que grande foda!”. Com o tempo, o termo caiu no uso geral e o cordeiro assado em forno de barro a lenha à moda de Monção ficou conhecido como Foda.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana