Noticias

Chef que reinventou cozinha inglesa morre aos 78 anos

Foto: The Roux Scholarship

da redação da Menu

O chef francês Michel Roux, dono do primeiro restaurante britânico a obter três estrelas no conceituado guia Michelin, morreu aos 78 anos de complicações pulmonares em sua casa em Bray, informou sua família.

Roux trouxe o padrão francês de restauração para Londres na década de 1960 e treinou profissionais como Marco Pierre White e Gordon Ramsay e Antony Worrall Thompson. Em entrevista ao site The Guardian, Thompson disse que, antes de Roux chegar à Inglaterra, a culinária inglesa “era considerada uma piada”.

Michel e seu irmão Albert abriram o Le Gavroche, na Sloane Square, em Londres, 1967, o primeiro a obter uma estrela Michelin – as outras duas estrelas foram conquistadas nos anos seguintes. O restaurante hoje é comandado Michel Roux Jr., um de seus sobrinhos.

+Morre Rodrigo Werner, chef e apresentador da Band, aos 48 anos
+Chef e apresentador de TV britânico Gary Rhodes morre em Dubai
+Morte de Roger Jaloux, braço-direito de Paul Bocuse, repercute no mundo todo

Michel Roux nasceu em Charolles, uma pequena cidade na região da Borgonha, no leste da França, em abril de 1941. Ele trabalhou como chefe confeiteiro na embaixada britânica em Paris, antes de se mudar para Londres e abrir suas casas. Além de liderar o restaurante, Roux também escreveu livros e participou de programas na televisão inglesa.

Roux was born in Charolles, a small town in Bourgogne, eastern France, in April 1941. He worked as a pastry cook in the British embassy in Paris and for the Rothschild family before moving to London where he opened the restaurants. He went on to write books, appear on television programmes and found a prestigious competition for chefs.

Em 2002, ele foi homenageado com a Ordem do Império Britânico e, em 2004, recebeu da França o título de Cavaleiro da Legião da Honra.