Noticias

Saiba como higienizar compras de delivery e de supermercado

Foto: iStock

da redação da Menu

Receber pedidos feito por delivery ou fazer compras no supermercado tem deixado muita gente preocupada e com medo de ser contaminada com o coronavírus. Há um bom motivo: o vírus pode sobreviver em algumas superfícies, como plástico e aço inox, por até três dias. No mundo ideal, que não existe, o correto seria deixar os produtos expostos ao ar livre por três dias, para garantir que o vírus morreu.

Como isso não é possível (um pedaço de carne não vai ficar muito legal depois de 72 horas fora da geladeira), o médico especialista em saúde da família Jeffrey VanWingen, da cidade de Grand Rapids, no Estado de Michigan (EUA), gravou um vídeo ensinando as pessoas a higienizar as compras e minimizar riscos.

+Chef Gordon Ramsay ensina como a lavar as mãos em vídeo
+Veja onde pedir cerveja artesanal por delivery em São Paulo
+Chefs de SP fazem delivery na quarentena; saiba onde pedir

O vídeo é bastante detalhado e fácil de entender, mesmo em inglês, e ensina como manusear diversos tipos de alimentos. A embalagem de papelão de produtos como cereais, por exemplo, deve ser jogada fora. Já pães devem ser desembalados e transferidos para um novo recipiente, enquanto frutas e legumes precisam ser sempre bem lavados por pelo menos 20 segundos.

No caso de comidas pedidas por delivery, ele recomenda retirá-las da embalagem original, colocá-las em um prato ou travessa e reaquecer os alimentos no fogão ou no micro-ondas sempre que possível.

Para o médico, apesar de esses procedimentos serem chatos e demorados, eles são essenciais, assim como lavar a mão com água e sabão com mais frequência. “Além disso, as pessoas ultimamente estão com mais tempo livre”, brinca VanWingen, no vídeo.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana