Noticias

Chef José Andrés é destaque na ‘Time’ por luta ao coronavírus

Foto: Time/Divulgação

da redação da Menu

José Andrés, chef espanhol radicado nos Estados Unidos, foi destaque na prestigiada revista norte-americana Time por seu trabalho na luta contra o coronavírus, com a iniciativa Chefs For America. Filho de um casal de enfermeiros e nascido no norte da Espanha, Andrés foi apontado pela Time como “um exemplo de liderança em tempos de crise”.

O trabalho humanitário do chef José Andrés é bastante conhecido ao redor do mundo – ele inclusive já foi indicado ao Nobel da Paz pelas ações que realiza com sua World Central Kitchen, organização sem fins lucrativos fundada em 2010 que já serviu milhões de refeições em áreas de desastres naturais e outras situações de calamidade pública.

+ONG cozinha para passageiros em quarentena por coronavírus
+Chef José Andrés é indicado para o Prêmio Nobel da Paz
+Chef espanhol José Andrés ganha prêmio Julia Child

Antes da pandemia de coronavírus chegar aos Estados Unidos, Andrés e sua equipe de voluntários preparou refeições para os passageiros e a tripulação do navio Diamond Princess, que ficaram em quarentena no porto de Yokohama (Japão).

Desde que a doença começou a se espalhar nos EUA, o chef tomou várias decisões para ajudar a população. Em 15 de março, Andrés anunciou que suas seis casas (cinco em Washington DC e uma em Nova York) seriam transformadas em restaurantes comunitários.

Em seguida, ele lançou a iniciativa ‘Chefs For America’, que conta com 160 pontos no país todo, onde são entregues 150 mil marmitas diariamente para a população carente. Na semana passada, ele entregou mais de 13 mil máscaras que haviam sobrado de outras ações realizadas pela World Central Kitchen para profissionais do setor de saúde.

Em entrevista à revista, Andrés disse que é preciso pensar grande para ajudar as pessoas em uma situação de crise. “Isso que está acontecendo é algo que vai entrar para os livros de história, vai ser algo maior que o 11 de setembro. Por isso é preciso pensar grande. Toda vez que pensamos assim, conseguimos fazer. E o dinheiro aparece”, afirmou.