Noticias

Principal prêmio de gastronomia do mundo é adiado para 2021

Foto: Divulgação

da redação da Menu

O World’s 50 Best Restaurants, principal prêmio de gastronomia do mundo, informou nesta segunda-feira que não anunciará os vencedores de 2020 e cancelará a festa deste ano, que estava marcada para acontecer no próximo dia 2 de junho, na Antuérpia, na Bélgica, por causa da pandemia de coronavírus.

É a primeira vez que isso acontece desde que o prêmio começou a ser organizado em 2002, quando passou a divulgar anualmente sua relação. À época, a principal diferença em relação a outros prêmios era que o 50 Best incluía estabelecimentos de todas as partes do mundo.

+Edição 2020 do prêmio 50 Best acontecerá na Bélgica
+Entenda como funciona o prêmio The World’s 50 Best Restaurants
+Restaurantes número 1 do ranking 50 Best deixam de ser elegíveis

Na última década, o 50 Best cresceu: a lista principal passou a ter 120 restaurantes e dois prêmios regionais foram lançados: o 50 Best Latin America e o 50 Best Asia – que foi anunciado na semana passada em uma cerimônia virtual, pois os vencedores já haviam sido eleitos.

Por meio de um comunicado, a organização do prêmio afirmou que vai promover ações para “apoiar, conectar e unir a comunidade gastronômica global”. As ações, entretanto, ainda não foram detalhadas.

A medida é semelhante à adotada pelo James Beard Awards, principal prêmio de gastronomia dos EUA, que também anunciou um fundo econômico e outras iniciativas para ajudar restaurantes, um dos setores mais prejudicados pela crise causada pelo covid-19.