Receitas

Segunda sem carne: faça a verdadeira berinjela à parmegiana

Foto: Adriano Marques

da redação da Menu

Berinjela à parmegiana é um clássico da cozinha italiana, mais até que o próprio filé à parmegiana, que não existe nos cardápios do País da Bota – reza a lenda que a versão com carne nasceu na Argentina e de lá veio para o Brasil.

Como todo receita centenária, os ingredientes variam de acordo com o lugar onde ela é feita. Por aqui, ela costuma ser feita com a mussarela amarelinha que a gente compra no supermercado, mas a original costuma ser feita com mussarela de búfala ralada. Fica um pouco mais cara, mas vale a pena provar para sentir a diferença.

Dá para pedir essa versão, preparada pelo chef Rafael Lorenti, no delivery da padaria Basilicata. Se não for possível, dá para fazer em casa, seguindo a receita que o chef compartilha com os leitores da Menu, e você confere a seguir.

Parmigiana di melanzane

por Rafael Lorenti

Ingredientes
– 4 berinjelas
– 300 g de mussarela de búfala ralada
– 500 ml de molho de tomate
– 70 g de parmesão
– 2 ovos
– Quanto baste de farinha de rosca
– Quanto baste de óleo vegetal (canola, milho, soja, etc.) para fritar
– Sal a gosto

Preparo
1) Descasque e fatie as berinjelas.
2) Empane as fatias de berinjela nos ovos batidos e na farinha de rosca e leve para fritar por imersão, deixando-as levemente douradas.
3) Em uma assadeira, intercale as berinjelas, o molho de tomate e a mussarela. Na ultima camada, finalize com a mussarela misturada com o parmesão.
4) Leve ao forno preaquecido a 180ºC e asse até o queijo dourar.

Para servir
Corte em pedaços e sirva a seguir.

Rendimento: 4 porções
Preparo: 1 hora
Execução: moderada