Receitas

Chef explica 5 mitos comuns da cozinha para iniciantes

Foto: iStock

da redação da Menu

Com mais pessoas cozinhando em casa por causa da quarentena, muita gente que antes nem sonhava em cortar uma cebola agora começa a descobrir alguns talentos com facas e panelas.

Quem ainda está pegando o jeito da coisa, porém, costuma acreditar em algumas lendas culinárias, como colocar óleo na água de cozimento do macarrão ou usar açúcar para tirar a acidez do molho de tomate.

+Aprenda truque para cozinhar macarrão em apenas 60 segundos
+Aprenda a preparar o macarrão perfeito
+Os segredos para uma feijoada sem erro
+Ciência explica como fazer o arroz frito perfeito

Para ajudar os iniciantes, o chef Elzio Callefi, da Tramontina, desvenda cinco dos mitos mais comuns da cozinha. Confira a seguir.

1) Açúcar tira a acidez do molho de tomate
Segundo Caleffi, “açúcar só deixa o molho mais doce, gerando uma percepção de que ele não está ácido, ou seja, o açúcar mascara a acidez”. De qualquer forma, pode usar se achar que o molho está muito ácido.

2) Lavar a faca em água quente estraga o corte
O que estraga a faca, diz Caleffi, é usá-la para cortes em superfícies muito duras, como tábuas de vidro e pias. “Essas superfícies desgastam o fio. O ideal é sempre utilizar tábuas plásticas ou de madeira”, explica. Já a água quente, acima de 80ºC, é uma boa aliada, pois quebra as partículas de gordura.

3) Colocar óleo na água do macarrão
“Óleo na água para preparar o macarrão só faz com que a massa fique mais gordurosa”, ensina. Isso porque água e óleo não se misturam. A dica é usar um litro de água para cada 100 g de massa e uma colher (chá) rasa de sal.

4) Aquecer o azeite faz mal
Não necessariamente, “Com qualquer outra gordura, o azeite não pode ser exposto a altas temperaturas, pois isso altera seu sabor”, diz. O ideal é aquecer o azeite até a temperatura de 180ºC.

5) Arroz tem que ser cozido com a panela semiaberta
Reza a lenda que, desse jeito, o arroz fica mais soltinho, mas não existe essa relação. “O que define se o arroz vai ficar soltinho ou empapado é a quantidade de água. O certo é usar duas xícaras (chá) de água para cada xícara de arroz”, afirma.