Noticias

Padaria faz festa de aniversário para fermento de 65 anos

Foto: iStock

da redação da Menu

Criados a partir da fermentação de lactobacilos e leveduras, os fermentos naturais podem, tecnicamente, serem considerados como seres vivos. Também chamados de levain ou massa madre, esses fermentos precisam ser “alimentados” frequentemente com farinha e água para continuarem ativos e produzindo pães. E alguns existem há décadas.

É o caso do fermento natural da padaria britânica Hobbs House Bakery, que completou 65 anos na semana passada e ganhou até festa de aniversário, com direito a chapeuzinho e dois cupcakes.

+Receita de pão caseiro com fermentação natural
+Confira como preparar pão integral em casa
+Pão em formato de sapo é a nova mania das redes sociais

“Nosso fermento natural completou impressionantes 65 anos! Mas, ao contrário de muitas pessoas que se aposentam nessa idade, ele vai continuar trabalhando por várias décadas”, afirmou Alice Drake, diretora de marketing da Hobbs House Bakery, em um post no Instagram.

https://www.instagram.com/p/CBnFx37j60J/

Em entrevista ao jornal britânico Metro, Alice disse que o fermento foi levado da Alemanha para a Inglaterra em 1955 e está “trabalhando” desde então. “Nós gostamos de falar que nosso fermento natural é o funcionário mais dedicado da padaria”, disse a diretora de marketing da padaria.

Apesar da idade avançada, o levain da Hobbs House Bakery pode durar muito mais tempo. De acordo com o Guinness World Records, o título de fermento natural mais velho do mundo foi conferido em 2001 à norte-americana Lucille Dumbrill, que tinha 83 anos na época e era dona de um levain de 122 anos.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana