Bebida

Empresa cria garrafa de vinho feita com papelão reciclável

Foto: Divulgação

da redação da Menu

Garrafas de vinho com tampa de rosca ou rolhas sintéticas costumam dividir as opiniões dos apreciadores da bebida, assim como tintos, rosés e brancos vendidos em embalagens bag-in-box. Isso porque muita gente ainda acredita que as embalagens modernas não são tão boas para preservar os vinhos quanto a clássica garrafa de vinho com rolha de cortiça.

E os desconfiados de plantão agora terão mais um motivo para discutir: a britânica Frugalpac lançou uma garrafa feita com 94% de papelão reciclado – nos outros 6% a empresa usa um revestimento interno que permite armazenar líquidos sem que eles vazem.

+Vinhos da Campanha Gaúcha ganham indicação geográfica
+França compra milhões de litros de vinho para fazer álcool gel
+Vinho sai de torneiras em vilarejo na Itália

Batizada de Frugal Bottle, a garrafa pesa apenas 83 g, cinco vezes menos que a versão de vidro, e pode ser reciclada. Segundo a companhia, os consumidores que participaram de testes às cegas não sentiram diferença nos aromas e sabores dos vinhos armazenados na garrafa de papelão.

Por enquanto, as garrafas estão sendo usadas apenas no mercado europeu. Uma das primeiras a adotar a nova embalagem é a vinícola italiana Cantina Goccia, que lançou o rótulo 3Q 2017 Paper Bottle, destinado a lojas do Reino Unido.

A Frugalpac, porém, pretende vender o maquinário usado na fabricação da garrafa para vinícolas do mundo inteiro, para que elas mesmas façam suas embalagens.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana