Noticias

Confirmado: azeite de oliva é saudável e faz bem ao coração

Foto: iStock

da redação da Menu

Várias pesquisas realizadas nos últimos anos já vinham dizendo isso: o azeite de oliva é uma gordura saudável e faz bem ao sistema cardiovascular – desde que seja consumido com moderação, claro.

A confirmação veio de um estudo publicado no periódico científico “Journal of American College of Cardiology”, que analisou dados de 63.867 mulheres e 35.512 homens, coletados entre os anos de 1990 e 2014 nos Estados Unidos.

+Mudanças climáticas podem levar Itália a importar azeite
+Azeites produzidos no Brasil chamam atenção pela alta qualidade
+Escolha o azeite que combina melhor com as suas receitas

Quando o estudo começou a ser feito, todos os participantes não apresentavam doenças como câncer ou problemas cardiovasculares. De quatro em quatro anos, eles responderam questionários sobre seus estilos de vida e alimentação.

Entre aqueles que disseram ingerir mais que meia colher de sopa de azeite por dia, o risco de desenvolver problemas no sistema cardiovascular foi 15% menor, enquanto o índice de doença arterial coronariana foi 21% menor, em comparação com o grupo que não consumia azeite.

A explicação, segundo o estudo, é que o azeite tem um índice maior de gorduras insaturadas, ao contrário de gorduras como a manteiga, que tem mais gorduras saturadas. Consumir grandes quantidades de azeite, porém, não faz bem. Veja a seguir as recomendações para aproveitar o ingrediente.

1) Não leve ao fogo
O calor pode alterar as propriedades do azeite e suas propriedades benéficas. O ideal é consumi-lo cru, em saladas ou como tempero de outros alimentos.

2) Sem exagero
Colocar azeite em tudo não vai tornar seu coração mais saudável, pelo contrário. Use a gordura com parcimônia no preparo de suas receitas.

3) No escuro
Além do calor, a luminosidade intensa pode alterar as propriedades dos azeites. Guarde-os em armários ou em lugares onde o sol não seja tão forte.

4) Invista em bons produtos
O azeite extravirgem tem mais compostos ativos e sabor mais intenso. É um pouco mais caro, mas o gasto extra vale a pena.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana