Noticias

Dia da Lasanha: 5 curiosidades sobre o clássico italiano

Foto: iStock

da redação da Menu

Presente à mesa em várias ocasiões, especialmente em um almoço de domingo, a lasanha tem até um dia próprio para ser comemorado: 29 de julho. A data surgiu de maneira informal nos EUA e aos poucos foi conquistando adeptos em outros países.

+Comemore o Dia da Lasanha com cinco receitas fáceis de fazer
+Lagosta azul rara escapa de virar jantar e ganha vaga em zoológico

A história da receita é milenar e o prato mudou bastante ao longo dos anos. O famoso molho vermelho só começou a ser usado com as folhas de massa depois do século 16, por exemplo. A seguir, conheça algumas curiosidades sobre o prato preferido de muitos.

É milenar
A lasanha, embora diferente das que conhecemos hoje, é consumida desde o Império Romano. No livro “De re coquinaria”, um dos primeiros compêndios de receitas escritos, Marcos Gavius Apicius menciona um prato chamado “lasana” ou “lasanum”, feito com folhas de massa. Lasanum, no caso, era o nome da panela usada para cozinhar a receita. Com o tempo, o nome da panela virou o nome da comida.

É napolitana
A primeira receita semelhante à lasanha moderna está registrada no “Liber de Coquina” (que significa simplesmente Livro de Cozinha), publicado na cidade de Nápoles, no século 13. Mas ela ainda não era feita com tomates – levava queijos e temperos que eram intercalados entre as folhas de massa. Depois, a lasanha era cozida com calda, e não assada, como é hoje.

Tem um toque americano
Assim como as batatas, pimentões e berinjelas, os tomates não eram encontrados no continente europeu. A primeira receita de molho italiano de tomate publicada, aliás, só aparece em um livro de receitas de 1692, em Nápoles. Ou seja, o casamento entre a lasanha e o molho vermelho só aconteceu depois que Cristóvão Colombo veio parar na América.

Pode ser gigante
A maior lasanha do mundo foi criada em 2012 pelo restaurante Magillo e o supermercado Macro, ambos na cidade de Wieliczka, na Polônia, de acordo com o Guinness, o livro dos recordes. Mais de 5.000 pessoas se juntaram para fazer uma lasanha com 25 metros de comprimento e 2,5 metros de altura. A dantesca lasanha também tinha 800 kg de carne moída, 500 litros de molho de tomate, 2.500 kg de massa e 400 kg de mussarela.

É pop
O gato Garfield, das histórias em quadrinhos, é apaixonado por lasanha e só isso pode acabar com o mau humor que ele sente às segundas-feiras (mas nem sempre). E o músico Weird Al-Yankovic fez uma paródia da música “La Bamba”, do grupo Los Lobos, chamada, claro, “Lasagna”.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana