Noticias

Jacquin detona projeto que libera mesas nas calçadas de SP

Foto: Divulgação

da redação da Menu

Chefs e donos de bares e restaurantes de São Paulo estão criticando o projeto Ocupa Rua, anunciado nesta quarta-feira (5) pelo prefeito Bruno Covas, que pretende transformar calçadas e áreas nas ruas destinadas ao estacionamento de carros em uma espécie de boulevard, no qual os estabelecimentos poderão servir os clientes.

+Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas
+Bares e restaurantes de São Paulo poderão funcionar até 22h
+Saiba como frequentar bares e restaurantes com segurança

Um dos maiores críticos do projeto é o chef e apresentador de TV Erick Jacquin. Assim como outros empresários do setor, ele reclama que o plano, ainda em fase de testes, privilegiou estabelecimentos de uma área da cidade. “Isso é egoísmo. Tem que ser para todo mundo ou para ninguém”, lamenta Jacquin em vídeo postado no Instagram.

Isso porque o Ocupa Rua vai começar pelo centro de São Paulo, onde estão os restaurantes A Casa do Porco e Bar da Dona Onça, do casal Jefferson e Janaína Rueda, que estão envolvidos na iniciativa, que foi criada pela jornalista Alexandra Forbes. O projeto ainda tem o apoio da Metro Arquitetos, de Gustavo Cedroni e Martin Corullon.

Em entrevista ao portal UOL, Alexandra Forbes contou que tentou conversar com Jacquin para explicar o projeto, mas não conseguiu. “Ele desligou na minha cara”, disse a jornalista.

Jacquin também critica o fato de o Ocupa Rua ser bancado por empresas como Diageo, Heineken e Magazine Luiza – para ele, o ideal seria que a prefeitura arcasse com os custos e beneficiasse todos os estabelecimentos. “Se a prefeitura quer fazer um piloto, poderia sortear dez restaurantes e eles abrem a calçada”, alega o chef.

Durante o anúncio do projeto, no entanto, Bruno Covas destacou que o projeto só será realizado por ter o patrocínio. “O único recurso público envolvido é a isenção da cobrança do Termo de Permissão de Uso. Se não der certo, vamos desautorizar o uso desses espaços”, disse Covas em coletiva.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana