Noticias

Indústria de alimentos e bebidas cresce 0,8% no 1º semestre

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

da redação da Menu(*)

A indústria brasileira de alimentos e bebidas registrou crescimento de 0,8% em faturamento e de 2,7% em produção física no primeiro semestre de 2020, na comparação em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

+Rappi revela as 10 comidas mais pedidas durante a quarentena
+Grandes redes de restaurantes demitiram 30% dos funcionários
+Exportação de vinhos italianos cai pela primeira vez em 30 anos

Segundo a Abia, as exportações e as vendas no varejo para o mercado interno puxaram o crescimento, já que o aumento do consumo das famílias dentro de casa foi um dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

No entanto, as vendas para restaurantes, bares, lanchonetes, serviços de alimentação nos hotéis, navios e aviões e lojas de conveniência, registraram queda de 29,5%.

O aumento dos postos de trabalho é reflexo da expansão da produção e da necessidade de contratação para compensar o afastamento temporário de trabalhadores pertencentes a grupos de risco para a covid-19.

De acordo com o presidente-executivo da Abia, João Dornellas, embora a indústria de alimentos esteja enfrentando os impactos da pandemia, a produção e o abastecimento da população não foram interrompidos, não só pelo fato de se tratar de uma atividade essencial, como também pelas iniciativas tomadas pelo setor.

“O setor promoveu o monitoramento e o controle dos estoques no varejo e investiu em estruturas de proteção e segurança dos colaboradores nas fábricas e escritórios, entre outras. Nosso foco agora é manter o ritmo e trabalhar para colaborar ainda mais com a retomada econômica do país, gerar mais empregos e continuar levando alimento para a mesa dos brasileiros”, disse.

(*)Com Agência Brasil

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana